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MARKETING MÉDICO DIGITAL, O QUE NÃO FAZER?

Com o avanço do Marketing em diversas áreas profissionais, não é novidade que a saúde também esteja entre uma delas. Os objetivos e estratégias são diversificados, desde divulgar seu trabalho até esclarecer dúvidas das pessoas ou fornecer conteúdos médicos de alta qualidade. Neste post, vamos falar sobre o Marketing Médico Digital, o que não fazer e o que pode ser feito, confira.

Por que fazer Marketing Médico Digital?

O Marketing Médico Digital trabalha em função de atrair as pessoas para os seus serviços e, assim, transformá-las em seus pacientes.

Dessa forma, o marketing digital pode desempenhar um papel não apenas na atração de mais pacientes para sua clínica ou consultório, mas também no auxílio às pessoas por meio da divulgação de informações verdadeiramente úteis.

Mas, como funciona?

Um dos pilares que possuem maior importância dentro do Inbound Marketing é a oferta de conteúdo relevante para chamar novos leads (possíveis clientes). Essa técnica também se aplica no Marketing Médico.

Por meio de conteúdos importantes e que possuam tal relevância, é possível atrair visitantes que precisam de ajuda ao seu site. Além disso, também é possível esclarecer dúvidas, ajudar a resolver um problema, atender a uma necessidade e mostrar ao paciente a importância de visitas regulares ao médico.

Uma estratégia de Marketing bem feita também faz com que seja possível estabelecer laços de confiança com seus antigos e futuros pacientes.

Além disso, o Inbound Marketing está sempre sendo aplicado no setor médico, assim, reduz drasticamente a taxa de desistência de consultas agendadas.

Como iniciar o Marketing Médico Digital no meu consultório?

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Para realizar uma estratégia baseada no Marketing Médico Digital, é necessário definir o objetivo que você quer alcançar:

  • Se posicionar como autoridade;
  • Conquistar mais pacientes e ter uma agenda cheia;
  • Fidelizar aqueles que já são pacientes;
  • Ajudar pessoas com dúvidas e problemas.

Esses objetivos vão definir o plano de ação e as necessidades que deverão ser feitas de acordo com o que for incluído no cronograma.

Para saber se sua estratégia e seus planos de ação estão certos, é preciso sempre acompanhar as métricas e resultados avaliando o que está funcionando e quais precisam de melhorias.

Além disso, perceber a necessidade de campanhas diferentes e pontuais em determinados momentos. Até porque, com o Marketing Digital é possível estar sempre com resultados positivos e gerando retorno para sua clínica ou consultório.

Quais as melhores estratégias?

Quando abordamos o tema da saúde, é fundamental dedicar-se a auxiliar as pessoas. Essa prática cultivada inspira confiança e respeito em relação ao seu desempenho como profissional na área.

Para atingir mais pacientes e conquistar novos clientes, existem diversas ferramentas que, aliadas entre si, podem ajudar no seu Marketing Médico. Vamos ver algumas delas:

MARKETING DE CONTEÚDO

Com um bom Marketing de conteúdo, você consegue atrair pessoas, ajudá-las com informações relevantes, gerar Leads, converter pacientes e medir resultados.

AUTOMAÇÃO DE MARKETING

Aqui é onde você consegue enviar conteúdo interessante para seus Leads, além de se relacionar com seus clientes aumentando a fidelização. Seja lembrando a data de uma consulta, enviando cuidados especiais de auxílio pós consulta, entre outros.

SITE PARA GERAR CONVERSÕES

Com o aumento da velocidade de vida e a crescente escassez de tempo, a facilidade de pré-agendamentos, agendamentos online e a disponibilidade de informações sobre datas para marcação de consultas em sites oferecem uma solução valiosa para essa dinâmica. no momento de escolha do paciente.

BLOG INFORMATIVO E RELEVANTE

Aqui é onde trabalhamos os conteúdos informativos e relevantes dentro do seu site. Por meio deles, os acessos por busca orgânica aumentam, assim, pessoas que buscam por resposta para suas dúvidas e problemas em sites de busca, como no Google, chegam até o seu blog através desse tipo de pesquisa.

O que não pode fazer?
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As diretrizes referentes ao que é permitido ou não são estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina, conhecido como CFM. Entre as normas estabelecidas encontram-se:

Propaganda Enganosa

A propaganda enganosa – embora pareça ser um pouco óbvio – tende a ser mais prejudicial quando se trata da saúde das pessoas.

Os profissionais da área devem ter especialidades reconhecidas pelo CFM e não podem, em hipótese alguma, comunicar ou dar a entender que podem diagnosticar e tratar especialidades que não possuem.

No Marketing Médico, é preciso tomar cuidado com marcas e produtos com os quais deseja ter seu nome ou o nome de sua clínica associados. Também não é permitido anunciar tecnologia avançada, descontos e diferentes formas de pagamento como diferenciais competitivos.

Garantia de resultados

Não se pode garantir eficácia de resultados em medicina – em hipótese alguma – de modo que você se coloque como “o melhor”, “o mais eficiente” ou “o único”.

É impróprio vincular tratamentos ou medicamentos ao sucesso pessoal dos paciente. Além disso, todos os estudos (pesquisas) publicados; em gráficos, tabelas, entre outros; devem ser estatisticamente comprovados.

Publicação de fotos de pacientes

Essa prática é proibida pelo CFM, que diz que essa exposição é inapropriada e que os pacientes não devem ter suas imagens associadas a fins promocionais, mesmo que tenham autorização. Segundo o órgão, existem outras formas de realizar publicidade.

Divulgação de informações que assustem a sociedade

Frente a descobertas potencialmente preocupantes, como uma nova doença, vírus ou bactérias resistentes, ou o desenvolvimento de uma epidemia em uma área específica, os profissionais de saúde não têm permissão para divulgar essas informações, uma vez que poderiam gerar alarme na população.

Nesses casos, o proceder indicado é a comunicação direta, e em caráter de urgência, com autoridades locais, após a comprovação científica dos fatos.

Consultas à distância

Toda forma de comunicação online que forneça informações sobre doenças, causas, sintomas, diagnósticos, tratamentos e métodos de prevenção não deve substituir a consulta presencial do paciente no consultório médico.

Essa informação deve estar nas páginas utilizadas pelos médicos a fim de evitar o autodiagnóstico e a automedicação, que são práticas perigosas, tendo em vista que pacientes não têm os Estudos necessários são essenciais e podem acarretar consequências sérias, inclusive fatais.

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