O marketing tradicional não traz mais aquele retorno de antigamente. Para inovar as estratégias de marketing para clínicas de estética é preciso estar no meio digital. Mas não apenas estar, é preciso se destacar diante de tantos concorrentes.
E talvez esse dilema é o que o tenha trazido até aqui. Afinal, você sabia que existem soluções digitais focadas em nichos específicos, como o mercado da beleza? Neste artigo abordaremos as principais estratégias de marketing para clínicas de estética, com o objetivo de te ajudar a encantar seus clientes e conquistar novos. Acompanhe.
Conheça seu público-alvo
É muito importante que o empreendedor conheça bem o mercado de atuação e o segmento do público-alvo que pretende atingir para conseguir melhores resultados nas campanhas.
“Estou aqui e tenho muito a oferecer!”
Hoje com computadores, notebooks e smartphones, as pessoas conseguem acessar os sites em diversos lugares. Por isso, é preciso investir em estratégias de marketing digital. Com o site, por exemplo, é possível divulgar a sua marca e ainda captar os visitantes e convertê-los em futuros clientes.
Não basta, no entanto, apenas estar online. Ter um site bem estruturado, atraente e com fácil navegação é que faz a diferença, além do conteúdo.
Por isso, utilize esse meio excepcional para oferecer informações claras e objetivas a respeito dos seus serviços, de forma que o seu potencial cliente encontre com facilidade a solução de seu problema.
Vale também oferecer uma espécie de formulário para que o indivíduo consiga se comunicar com você e enviar dúvidas sobre algum procedimento, e até mesmo lhe passar algum tipo de feedback.
Estratégias de marketing
No mercado da estética o marketing tem se mostrado uma ferramenta indispensável para as clínicas divulgarem os seus serviços.
Algumas estratégias são mais simples, como a publicação dos serviços em classificados online, sites e blogs parceiros. Existem também sites que centralizam cupons de descontos, que podem ser uma ótima opção para divulgar promoções da sua clínica de beleza.
Já outras ferramentas de marketing online permitem uma divulgação mais ativa, fazendo sua marca engajar com o seu público, criando uma página no Facebook alimentada com fotos de tratamento ou criando campanhas de e-mail marketing, por exemplo.
Redes Sociais
Como já deve ter percebido, as redes sociais são canais de comunicação muito eficientes, quando utilizados com estratégia de marketing para clínicas de estética e profissionalismo, afinal os clientes podem utilizar para recomendar os seus serviços.
Quando falamos de beleza então, não há nada que encante mais os olhos do que imagens de boa qualidade e a sensação de que aquele serviço de fato lhe deixará mais bela. Por isso a rede social, principalmente para quem trabalha neste nicho da estética é mais que essencial.
Hoje em dia não compramos nenhum serviço sem antes consultarmos sua página online, não é mesmo?
Cartões de fidelidade e promoções
Aqui estamos falando de captação e fidelização de clientes. No primeiro caso, com o objetivo de captar novos clientes, você pode oferecer um cartão de desconto que será utilizado quando um cliente seu lhe trouxer alguma indicação. Já com o objetivo de fidelização, sua clínica pode entregar cartões para os visitantes de primeira viagem, oferecendo descontos em outros serviços.
Promoções engajando seus seguidores a compartilharem suas imagens e marcarem os amigos nas suas publicações também apresentam bons resultados, além de levarem seu conteúdo para mais pessoas que podem ainda não conhecer sua clínica.
Vídeos
A área de saúde e beleza está entre uma das mais bem sucedidas quando o assunto é: Youtube.
Por isso os vídeos devem fazer parte da sua estratégia de conteúdo, pois é onde o cliente se sente próximo a você. Basta ser transparente e priorizar o que você quer que o seu potencial cliente veja. E caso não queira se expor tanto em um canal nesta plataforma, alimente seu Instagram com transmissões ao vivo ou vídeos curtos de boa qualidade.
Parcerias
Tentar fazer tudo sozinho não é uma boa prática de quem quer alcançar o sucesso. Hoje em dia parcerias com digital influencers (formadores virtuais de opinião) e outros blogs cujo tema case com o serviço que você oferece, são ótimas alternativas.
E para área da beleza não será difícil encontrar. Mas cuidado, analise a ligação desse parceiro com seu público alvo e também sua reputação para que não atrapalhe a imagem da sua clínica.
Nesse ponto, voltamos a lembrar da importância em investir na contratação de uma equipe de marketing, pois além do conhecimento mais profundo sobre o assunto, a sua empresa poderá alcançar melhores resultados com mais agilidade com ajuda de profissionais qualificados.
Google Adwords
Criar campanhas para divulgar o seu negócio em espaços privilegiados do Google pagando apenas pelos resultados é uma das estratégias de marketing digital para clínicas de estética que traz ótimos resultados na atração de leads (contatos qualificados interessados no seu negócio) e no aumento das vendas.
É possível obter resultados reais para o crescimento da sua clínica com um planejamento estratégico e integrado de marketing para clínicas de estética. Entre em contato conosco, vamos tomar um café e entender aonde você quer chegar. Estamos dispostos a te levar lá!