Pular para o conteúdo

COMO TER UM BOM PLANEJAMENTO DE MARKETING MÉDICO?

O mundo online está cada vez mais presente na vida de muitas pessoas, assim como a tecnologia que vai evoluindo conforme os anos. As clínicas e consultórios médicos, com o intuito de crescer junto com esse cotidiano digital que estamos inseridos, não podem desconsiderar este fato. Neste post, conheça dicas de como ter um bom planejamento de marketing médico e como evoluir o seu negócio!

Meu concorrente já se encontra na internet?

Hoje em dia, ter uma marca ativa é fundamental para aumentar o número de visitantes em seus sites ou blogs. Então, se você pensa que seu concorrente não está na internet, está enganado.

Afinal, a sua clínica e outras da sua área possuem oportunidades de estarem no mundo digital, com ferramentas iguais ou semelhantes à disposição e com chances de terem ótimos resultados.

Porém, a diferença é que, com um bom planejamento de marketing digital é possível conseguir alcançar um patamar muito melhor, e com chances muito boas de conseguir mais visibilidade.

Para obter o sucesso na internet, preciso conhecer a minha persona?

como-ter-um-bom-planejamento-de-marketing-medico-3

Sim. Estar nas redes sociais, blogs ou em e-mails marketing, é uma excelente forma de saber quem são seus clientes.

Inclusive, existem diversas ferramentas de marketing como o Google Analytics, que ajudam a clínica a analisar personas e, com isso, criar relacionamentos para que ela percorra o caminho da estratégia elaborada de forma positiva e sempre com informações relevantes.

Além disso, o planejamento de marketing digital é muito importante, porque ele permite criar uma experiência personalizada para o seu futuro paciente. Através das análises, é viável obter insights sobre a interação da sua persona com a sua marca, identificando seus conteúdos preferidos. Com todos os dados em mãos, é possível criar conteúdos personalizados baseados no gosto da sua persona. Tornando-a, assim, uma promotora da sua marca.

O Marketing influencia na cultura da minha clínica?

A partir do momento em que você investe em uma estratégia de marketing, seu negócio começa a adotar novas culturas, ou seja, quando você começa a divulgar a sua marca, isso influencia também seus funcionários.

Devo manter meu site atualizado?

como-ter-um-bom-planejamento-de-marketing-medico-2

SEMPRE. Não adianta você possuir um site muito bonito, se ele não obtiver informações relevantes e atualizadas.

Nós recomendamos que você sempre o mantenha atualizado, mudando banners, acrescentando novos artigos no blog, arrumando a gramática do conteúdo, procurando novos assuntos para interagir com os novos e antigos usuários etc. Somente assim, será capaz de ganhar novos clientes, aumentando sua lista de consultas.

Preciso realizar a análise FOFA para minha clínica?

Sim. Essa etapa é uma das mais importantes para que seu projeto ocorra de forma benéfica e, claro, lucrativa. Você poderá ter uma visão global dos riscos e possibilidades do seu negócio e, a partir disso, terá condições de traçar objetivos e metas ainda mais assertivos.

Você vai avaliar suas Forças (análise interna)

Essa parte do projeto é realizada juntamente com a agência que você contratou, e vocês irão responder, basicamente, a seguinte questão: Qual o diferencial da sua clínica?

É importante perceber o que você considera fazer de melhor, os diferenciais dos recursos que dispõe e todos os aspectos que identificar como uma vantagem.

Vocês também irão avaliar suas Fraquezas (análise interna)

Respondendo a seguinte questão: Em que você precisa melhorar?

Ou seja, você precisará rever a estrutura e perceber, junto com a agência, se há alguma deficiência em termos de atendimento, infraestrutura ou, ainda, se há pouco recurso financeiro para investir em um bom plano de marketing para a sua clínica médica, por exemplo.

Outra coisa a ser avaliada será o campo das Oportunidades (análise externa)

A pergunta que ronda esse tópico é: Quais são oportunidades do mercado?

É importante você se aprofundar e buscar conhecimento para compreender o seu mercado de atuação.Para identificar as oportunidades que podem ser implementadas em sua clínica médica visando aprimorar ainda mais os resultados obtidos.

E, por fim, você verificará as ameaças (análise externa) e o que pode impactar negativamente a sua clínica

Nesta última parte, você irá avaliar a sua concorrência e o mercado de modo geral. Tente observar se há algum consultório inovando e diminuindo as suas chances de atuação, cenário de crise econômica, carência de profissionais qualificados, entre outros.

Onde você deseja chegar?

como-ter-um-bom-planejamento-de-marketing-medico-3

Essa é a pergunta que você e, claro, seu negócio devem se perguntar. Até porque o segmento de clínica médica é um local onde muitas pessoas preferem não frequentar, apenas quando são “forçados” para fazer um check up anual ou quando aparece algum sintoma mais incômodo e recorrente.

Para evitar que isso aconteça com você, é importante definir quais são os objetivos que irão guiar as ações da sua clínica médica daqui em diante.

Quais as metas preliminares que permitirão alcançar os objetivos?

Em todo planejamento de Marketing, é necessário estabelecer o seu objetivo em pequenas metas, pois assim é mais fácil para você acompanhar o desempenho e avaliar se a sua clínica médica está indo para o caminho esperado.

Qual estratégia que eu posso investir?

Ao longo do artigo podemos perceber que falamos bastante sobre como é importante estabelecer metas, informações e conteúdos relevantes para que seu serviço seja um sucesso.

A estratégia utilizada para que você alcance seus objetivos é a do marketing de atração ou Inbound Marketing, que tem sido a melhor forma de alcançar ótimos resultados.

O Inbound funciona da seguinte forma: Você consegue criar conteúdo e envolver seu público dentro do funil de vendas até ele realizar a compra do seu serviço ou produto.

Por fim, o marketing digital é valioso. As clínicas que investem em boas estratégias e possuem um bom planejamento, com certeza conseguem colher ótimos resultados para o estabelecimento.

O plano de marketing para consultórios médicos vai auxiliar também no controle de custos e no registro de todas as ações que possam aumentar o número de clientes.

Deixe um comentário